Bem vindos, também, os cursos á distância, cuja internet nos proporciona aperfeiçoar nossa capacidade de ensinar e aprender com menor deslocamento e sem deixar o trabalho.
As tecnologias de comunicação podem reforçar a visão conservadora, individualista ou progressista, como também, as mentes abertas encontrarão ferramentas maravilhosas para ampliar a interação. Como, diz Moran, em um de seus textos, elas não substituem o professor, mas o deixa na incumbência de estimular a curiosidade de conhecer, pesquisar e buscar informações relevantes, como também coordenar, contextualizar e questionar a apresentação de resultados e transformar conhecimento em saber e com ética.
As novas tecnologias abrem possibilidade aos alunos para se comunicarem com amigos e colegas e pesquisarem dentro de um ritmo próprio. O mesmo acontece com professores que podem divulgar e compartilhar trabalhos, com imagens atrativas.
O re-encantamento, não reside somente nas tecnologias, mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O re-encantamento vai depender de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário